Dica Imperdível 4/11

Essa dica faz parte de uma seleção de 11 dicas imperdíveis para vocês.

Todas são relacionadas ao projeto A Gente Transforma, 5 serão dicas offline e 6 dicas online.

Serão postadas toda segunda feira. Acompanhe aqui.

LER O LIVRO DO TIO SAULO, PARQUE SANTO ANTÔNIO DAS ARTES

O  livro “Santo Antônio das Artes – Zezinhos”, apresenta a favela do Parque Santo Antônio, na zona Sul de São Paulo,  por meio de fotos e imagens.  A ideia do livro veio do diretor de arte Saulo Garroux, que também é educador na ONG, e do fotógrafo Levi Mendes Jr. Os dois possuem trabalho anterior em vários veículos da imprensa paulista, e há 30 anos atuam junto às comunidades de periferia da cidade.

O livro traz um visão de dentro da favela do Parque Santo Antônio, retratando o dia-a-dia dos Zezinhos (como os alunos da ONG são conhecidos) e suas vidas na comunidade. A obra ainda mostra como a Casa do Zezinho foi criada e como funciona o seu processo pedagógico.

O time criativo Rosenbaum® se inspirou nas cores do livro “Santo Antônio das Artes – Zezinhos”, de Saulo Garroux  e do fotógrafo Levi Mendes Jr. – uma reflexão social a partir de fotos dos desenhos criados pelos estudantes da Casa do Zezinho -, para elaborar a paleta de cores que coloriu o entorno do Campo do Astro.

“Para mais dicas imperdíveis como essa, acesse o Blog Vivo On”

 

Publicidade

2 Respostas para “Dica Imperdível 4/11

  1. Oi Macelo,

    Sou editora da ArteAmbinete, uma revista de arquitetura e decoração de publicação bimestral que circula em Sergipe e na Bahia. Atuamos há cinco anos mostrando o que rola no mercado local e nacional, projetos de profissionais, entrevistas e produtos. A cada edição promovemos uma entrevista com profissionais de destaque nacional como Flávio Borsato (Estúdio Bola), João Saccaro, Rô Schimitt, e por aí vai. Gostaria de convidá-lo para participar desta última edição do ano. Sou fã de carteirinha de seus projetos no programa do Huck e acompanho o seu trabalho de arquitetura e design no eixo social. Estou encaminhando abaixo dez perguntinhas e ficaria muito honrada se pudesse respondê-las.

    Grata,

    1 – Sua participação no Lar Doce Lar, no programa do Luciano Huck, acabou provando o potencial da arquitetura e o design, enquanto agentes de inclusão social, levando auto-estima para muitos cidadãos de comunidades carentes. Como é decorar essas casas?
    2 –Qual a maior lição que você tira disso tudo? O Lar Doce Lar mudou sua visão de trabalho em relação a arquitetura?
    3 – Como você definiria a casa com a cara do brasileiro? O espaço de maior relevância para a família, hoje?
    4 – Em seus projetos prevalece o ar colorido, funcional e aconchegante. Profissional tem que ter estilo?
    5 – No primeiro semestre deste ano, o projeto “A gente transforma” coloriu e transformou a favela do Parque Santo Antônio, na zona Sul de São Paulo. O que isso representa para você?
    6- O que a sociedade, gestores públicos e o terceiro setor precisam fazer para que esta corrente do bem, iniciativas como a do “A gente Transforma” se multipliquem pelo país?
    7 – Você acredita que esteja ocorrendo uma mudança de consciência em relação à sustentabilidade no país?
    8 – É possível tornar o design mais acessível, diferente do usual sinônimo do exclusivo e do luxo? Como você trabalha e analisa essas duas vertentes?
    9 – Não dá para desvincular suas criações da cultura popular brasileira. Que tipo de elementos do artesanato, por exemplo, já lhe serviram de inspiração?
    10 – Quais são seus maiores desafios e projetos para futuro?

  2. Boa tarde Marcelo, como todos gosto muito do seu trabalho, mas como morro longe e não tenho dinheiro, que possa mi dar oportunidade de usufruir dos seus serviços, venho pedir lhe algumas dicas de como transformar uma área de 10m de largura x 7m de comprimento em lavanderia, cozinha no primeiro piso e escritório e quarto no segungo piso. É um milagre conseguir tudo isso, mas acredito no santo MARCELO padroeiro das áreas impossiveis, um grande abraço dessa baiana que ti admira!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s