ldl 38 – favela surf clube

Depois que o menino Naamã viajou com Luciano Huck e realizou seu sonho de surfar com Kelly Slater no Hawai, nem ele, nem o Favela Surf Clube foram os mesmos. Aconteceu que o FSC, ong que Naamã frequenta e que resgata jovens do complexo Cantagalo Pavão Pavãozinho através do surfe, foi escolhida para o primeiro Lar Doce Lar Social. Como disse Rogério, que é coordenador do FSC, “ o meu sonho é realizar o sonho deles”. Good vibes, galera!

FSC antes

Em um espaço de mais de 300m2, o desafio fundamental foi de melhorar o acesso, a ventilação e a iluminação que eram muito restritos, criando um ambiente funcional e acolhedor para os jovens.

¨

¨

¨

¨

FSC depois

A partir daí, a reforma foi pensada para resolver as necessidades já existentes e, principalmente, através da criação de novos espaços, abrir novas possibilidades de trabalho e organização para o Favela Surf Clube.

Pensando assim, optamos pela loja logo na entrada, para que os visitantes possam conhecer a produção FSC e que essa marca seja fortalecida como uma fonte de recurso para a ONG. Foram definidos espaços para o escritório, o auditório, o salão de atividades integradas e a fábrica de pranchas com as salas de funções específicas. Além da cozinha e dos vestiários.

A loja acompanha a estética  do surfe, com piso de deck e displays e estantes feitos com o reaproveitamento do cedrinho – que é a madeira utilizada na obra para andaimes e tapumes.

A mesa é montada com cavaletes da Tok e Stok e tampo de vidro cortado no tamanho.

¨

¨

O corredor, que era aquele túnel escuro, ganhou luz com a abertura de janelas em todas as salas e personalidade com grafite do Acme, artista da comunidade.

Técnicamente, a sala de lixa deve ter as paredes escuras para contrastar com o shape e facilitar o trabalho. Em vez do preto, optamos pelo verde, que causa o contraste necessário, mas não escurece tanto.

A fábrica de pranchas foi distribuída em cinco salas, que se comunicam internamente: lapidação, lixa, resina, pintura e lixa d’água.

¨

¨

¨

A antiga salinha de vídeo deu lugar ao auditório, com arquibancadas de alvenaria, para acomodar mais gente, com mais visibilidade. Do jeito pra receber visitantes da comunidade. A onda é desenho do Bruno Dias, nosso pratinha da casa.

Toda a hidráulica e a elétrica são aparentes, para entrar na estética mais jovem e pra reduzir custos.

¨

¨

A prancha com o morro retratado é mais um obra do Acme.

¨

¨

¨

Favela Surf Clube, logo criado pelo designer Glauco Diogenes.

*

O Favela Surf Clube funciona na Rua Saint Romain, 200, no Morro do Cantagalo, Rio de Janeiro. Mais informações, envie um e-mail para favelasurfclube@gmail.com ou fale com o Rogério no (21) 8806-0669 ou com o Thiola no (21) 9774-0042.

*


55 Respostas para “ldl 38 – favela surf clube

  1. fiko muito bom este espaço periferiko

    fika
    kom
    deus

    boa forte da ki pra frente

  2. show de bola, ficou muito bom!!!!!!!!!!!

  3. Como diz o Luciano Huck ” Show de bola ” . Fantástico trabalho social realizado na comunidade. Nossos sinceros cumprimentos ! Sintam-se abraçados desde Passo Fundo – RS

  4. Parabéns….

    ficou lindo como sempre……

  5. gente, fico muuuuuuuuuito liindo, vocêis estão de parabéns! *-* . eu aaaaaaamei o Naaman, muito muito muito liindo *.*. Um beijo :*

  6. Valeu galera, parabéns pelo projeto, fantástico as usual. Valeu o convite. Bjs e abraços para todos.

    • poow galeraa , parabéens aêe , qee Deus abençooe msm voocs , todos mereceem , ñao conheçoo o Rio de Janeiro ainda , mais ja esta no projeto viajar pra conhecer a cidade e conhecer a ong , Favela surf club , taa de maaais *—* soorte grande praa voocs e proo Naama . beijooos :*

  7. Muito legal o projeto. E o Glauco mandou muito bem!!!

  8. Luis Fernando Testa Lopes

    Olá,

    Conheci o projeto de vcs através do Luciano Hulk hj, achei super interessante,
    gostaria de estar comprando uma camiseta do projeto, mas pra mim fica muito dificil de estar indo ai
    pois, sou de Taubaté-SP, gostaria de saber c tem possibilidade de enviar pra mim atráves dos correrios,
    me informe o numero de conta para deposito e valor a ser pago…..

    att,

    Luis Fernando

    • Oi pessoal primeiramente , parabéns ótimo trabalho vocês fazem. Desejo-lhes toda sorte do mundo que vocês continuem firmes nesse trabalho lindo que vocês fazem , é tão bom saber que tem gente que se importa com as pessoas probres de favelas .

      E tbm quero saber como faço p comprar uma blusa , adorei o logotipo🙂 me amarro nessas coisas . Mais tem um probleminha sou de Guarujá-SP . teria como vocês mandarem p min através dos correios,
      me informe o numero de conta para deposito e valor a ser pago…..

      Obrigada , e boa sorte sempre , é só confiar em Deus ! Bjão .

  9. Coisa boa ter descoberto este blog, assim não perco o lar doce lar, pelo menos vejo as fotos…rssss…bom findi gênioooooooooo….rsssss!!!!

  10. Ah, esqueci de dizer que ficou irreconhecível!parabéns mesmo!

  11. Aloha surfavela cantagalo, parabens pelo projeto de incentivo as crianças e aos jovens cariocas, sou de Campinas ,me amarro em surfar e curti demais a dedicação de vcs coordenadores……….Novidades enviem para meu e-mail , saudaçoes e boas ondas…..Bio

  12. Cara Parabens tudo de boom que deus ilume muito vc´s demaiis !.

  13. Fico muito feliz em saber q existam pessoas como o Luciano Huck com um coração imenso e o Rosenbaum q faz milagres !!!Adorei, vou visitar em breve o FSC.

  14. muito legal a matéria, parabéns!!!
    queria saber se é possível comprar a camiseta e como pode ser feito?
    bjo

  15. Tudo maravilhoso !!!

    Esse pessoal merece !!!

    Rosembaum, onde encontro os tapetes do banheiro, são Tok & Stok ?
    Beijos
    Kellem

  16. gente eu estou de queixo caido é maravilhosa essa ong eu amie parabens pra vcs e ve senão acabem com a fsc pois é maravilhoso.

  17. sou do rio grande do sul e na minha cidae não a prais e eu sempre quis aprender a surfar sem um dia eu for pra o rio vou procurar vcs .
    !suceso!

  18. Me interesei muito por suas camisetas, sou de Curitiba/PR, gostaria de saber como faço para adquirí-los.

  19. Ficou simples, prático e muito inspirador!! Espero que as mudanças não sejam somente estéticas, queremos ver esses Naamãs brilhando muito!!

  20. Qdo assistir a matéria fiquei emocionada desde o início do “sonhos” que Luciano tornou realidade e no final do programa vibrei assim como o pai, e a dupla q “o meu sonho é realizar o sonho deles” foi a melhor coisa q ouvi, parabéns amei, e me tornei fã!

  21. Gooostei mtt doo trabalhoo de vocês, sucessos !

  22. Só tenho algumas palavras para dizer:

    Ficou MUITO MASSA!!!

  23. amanda rodriques sousa

    adorei o lar doce lar me emocionei muito queria conhecer a ong e ajudar no que for possivel

  24. Marcelo,
    seus projetos como sempre perfeitos. Mas, sem dúvida nunca fiquei tão apaixonada.
    Morei muitos anos em ipanema, e conheci este lugar, pois tinha um mecanico que morava ali , bem pertinho.
    Não tinha ideia do tamanho deste imóvel.
    O projeto, o programa, a reforma foi muito gratificante de assistir.
    Não tinha como se emocionar e se sentir envolvida.
    Hoje moro em São Lourenço no Sul de Minas, cidade que apesar de pacata, já temos problemas com jovens osiosos.
    Aqui existi um projeto da prefeitura muito bom , ou seja era muito bom hoje caiu muito a qualidade.
    O nome do projeto é Crer-ser para jovens de 10 (acho tarde , podia ser aos 7) até 21 anos.
    Mas não tem a estrutura de tirar os jovens das ruas.
    Só mesmo se o projeto for procurado que é dado a oprtunidade e nem sempre há vagas.
    Mas o objetivo deste comentário é elogiar o projeto e reforma, que realmente é o máximo.
    Gotaria de saber com adquirir a camiseta e saber preço das pranchas.
    Mesmo sabendo que o Luiciano Hulk, esta ali como seu trabalho, não se pode negar que ele faz isso brilhantemente.
    Parabens e abraços ao Marcelo e toda equipe.
    Alaiz Deveza

  25. Correção “existe” no lugar de “existi”
    A proposito, minha filha tem 15 anos e está no 1º ano do segundo grau …já se prepara para fazer Arquitetura. Este programa é um prato cheio.

  26. Escrevi rápido e acabei errando muito o texto, ociosos, Luciano…

  27. Oie Pessoal então adoreii como é o prjeto aii no Rj
    então sou de Pirassununga interior de sampa …
    Que Deus abençoa vcs cada dia mas ..e que ele de forças pra vcs continuarem esse projeto lindo ..Bjss ate mas …

  28. Rosenbauuu…amei o episódio do favela surf clube, emocionante!!!

    Agora uma coisa que fiquei super curiosa, qual o nome daquela tinta que “imita” cimento queimado….ameeeiii

    bjosss

  29. Amooooooo o trabalho do Rosenbaum e do Luciano…. esse trabalho de vcs é sensacional e emocionante…parabéns aos dois…sou muito fã de vcs, fiquem em paz e com Deus..bjssss

  30. Rosenbaum,
    Falar de sua criatividade, bom gosto, funcionalidade, excepcional profissional que Vc é não se torna mais necessário, eu e minha esposa admiramos muito seu trabalho e de toda a sua equipe, juntamente com Luciano Huck tornaram-se mais que uma equipe, são verdadeiras joias neste nosso mundo conturbado, mas que com o trabalho de VCs, faz com que acreditemos que ainda tem jeito. Tenho muitas idéias o problema é transformá-las para a realidade, mas sempre estou captando um pouco deste trabalho de VCs para empregar no meu dia a dia, embora me falte o dinheiro, mas está saindo.
    Que Deus os ilumine sempre nesta jornada, muito sucesso a todos Vocês.
    Com certeza o Brasil e os “arquitetos” de final de noite (todos nós temos um pouco) jamais seremos os mesmos depois da passagem de Vocês.
    Um Abraço a todos.

  31. esse e-mail do favela está retornando todas as vezes que eu tento enviar.

  32. ae
    noossa kra ficou irado o fsc, pow meu agora é so bota p baixo heim e quebra tudo com as pranchas…
    como eu compro uma pranchinha, e tambem divulgar o tranpo d vcs em floripa?
    pod crer
    valeu abraçoss

  33. o naaman aparece aqui em floripa p gt pegar as ondinhas
    valeu brother

  34. O trabalho do Rosenbaum é alucinante… Sem frescura e focado no pragmatismo da vida das pessoas! Isso é alucinante.
    Já vi muitos projetos no programa… Sendo parte de uma mídia voltada ao surf, mas não só por isso, mando um BIG ALOHA pra equipe e pros brothers da FSC!

  35. Quero comprar a camisa do favela surf clube ,e também ajudar este projeto

  36. Loucura, Loucura, Loucura , espetacular … show de bola … Os meninos e Meninas da ong realmente precisavam dessa injeção de animo, e thiola, rogerio e cia estão de parabens pela força de vontade e persuasão por abraçarem o projeto e lutar por essa causa tão justa. Com certeza irão pro céu sem escala. Parabens a todos envolvidos …

    rosenbaum sem comentários, provou mais uma vez que está acima da média.

    Abraços

    Rafael

  37. Adorei d+ o trabalho de reforma FSC feito pelo Marcelo e toda sua equipe junto com dignissímo Mestre, é claro Luciano Hulck.
    Parabéns a vcs , a equipe do FAVELA SURF CLUB,( esses são realmente iluminados ) e ao Naomam tbm, que saiba aproveitar essa grande oportunidade que DEUS deu a ele.
    Enfim parabéns a todos vcs,que Deus esteja sempre presente em suas vidas.
    gostaria de me oferecer como voluntária para ajudar na limpeza. Como faço?

  38. ♥icou muito lindo o favela surf club♥
    parabens a vcs que deus abençoe vcs todo
    eu queria participar mais eu moro em caxias
    ♥ao dar mais eu amei vcs e o naamã elee lindo♥
    bjsss

  39. Sem duvidas, o lar doce lar mais lindo ate hoje, parabéns
    Deus esteja sempre com vocês

  40. oi…assisti aos programas do fsc e adorei vcs merecem,parabens,sou d minas e com certeza ainda irei ao rio para conhecer essa ong de perto tambem tenho muita vontade de ajudar aos outros assim como vcs,com oq puder…abraço tdb pra vcs!!!

  41. Pingback: ROSENBAUM RESPONDE – favela surf clube « rosenbaum®

  42. oi amigos adorei a nova fsc, vcs merecem por tudo q esta acontecendo na vida de todos vcs. Só DEUS sabe o valor de quem acredita nele. Sou local da praia do icarai no ceará e vou pro Rio em julho, e quero sebe quanto custa uma prancha 65x21x26/9. e se ela é boa para minha altura 178 e 85kg. valeu

  43. Nossa, fico muito feliz qdo vj esse tipo de ação, pois nossos representantes so lembram de nos qdo chega o dia de pedir o voto. E infelismente temos ação de cidadania, pq se não tivessemos não votavamos nunca mais. A esperança permanece.

  44. estou me mudando e gostaria de doar umas pranchas de surf que tenho
    o favela surf gostaria de ficar com estas pranchas?
    como faco para entrega-las?
    obrigado

  45. AÍ está uma grande prova,que sozinhos não somos nada,mas juntos somos tudo.Parabéns equipe do Marcelo e Luciano Ruck,vcs fazem mts pessoas felizes,continuam com esse projeto de salvarem nossos jovens de um mundo tão complicado e violento,ficou mt lindo e digno de aplausos.

  46. Assitir o Caldeirão do Huck no dia da reforma do FSC, gostei muito e quero comprar uma prancha de surf…
    meu e-mail para contato:
    rafinha_navarro@hotmail.com

  47. Demais!!! Ficou super descolado, jovem, bem arejado e iluminado…Os espaços estão bem distribuídos pensando em todas as etapas das produções das pranchas, souberam valorizar a arte nos ambientes, fora que é um presente receber um carinho desse pra comunidade. Parabéns!!!

  48. Vocês realmente merecem muito sucesso, esse projeto excelente e empolgante , nos emociona e ensina que sempre há um jeito de melhorar a vida das pessoas, parabéns!!

  49. cara vc manda super bem moro no Pará trabalho com serraria tudo legalizado e madeira de projeto quanto precisar de alguma coisa que envolve madeira em seu trabalho e em contato ai

  50. Desenvolvi um tema em português para wordpress que acabou de sair do forno, está disponível em: http://www.justfreetemplates.com/preview/wordpress-themes/1875.html

  51. lindo de mais sorte dele que pena que na favela do rio na vila cruzeiro nao temos essa oportunidade seria otimo se as minhas filhas pudesse participar de um sonho desse seria inesquecivel pra qualquer adolecente realizar um sonho que o pai e a mae nao tem condiçoes de realizar fiquei muito feliz por eles mais no mesmo tempo triste tento sair desse lugar horrivel para cuidar delas em outro ambiente mais cada dia que passa vejo que estar loge mais pra deus nada e impossivel

  52. Parbéns pelo trampo que vcs fazem com os menores e só Deus sabe o tempo que vcs viveram sonhando até chegar o Huck e fazer o que fez.ficam com Deus

  53. jociel miranda de lima

    Ola galera do favela surf club, cara se eu podesse ajuda-los de alguma forma
    ficaria muito contente,mais minhas condiço~es n~ estam tam boa,gostaria de ajudar comprando pelo menos uma prancha, eu surfava mais parei sinto saudades,tenho 35 anos aí bjs a todos e q DEUS abençoe todos aí. quem sabe um dia eu comprarei alguma coisa aí valeu. fortaleza-ceara. Valeu

Deixe uma resposta

