coleção jalapa, o catálogo

Esse é o catálogo da Coleção Jalapa, fruto da vivência feita com as artesãs do capim dourado do Jalapão (Tocantins), em julho de 2009,  que o Marcelo participou a convite da artista e designer Heloísa Crocco. Um projeto de design social de relevância e grande beleza, apresentado nesse catálogo e em cada peça da Coleção Jalapa.

O Parque Estadual do Jalapão com suas maravilhas naturais é uma das maiores atrações turísticas do estado. Seu nome se origina de uma planta muito conhecida na região: a erva Jalapa-do-Brasil.

O Jalapão é uma região árida pontilhada de oásis que encanta visitantes de todo mundo.

Aqui, o cerrado, o pantanal e a floresta Amazônica se encontram num espetáculo raro, que pode ser apreciado em poucos lugares do mundo.

A região do Jalapão é cortada por uma imensa teia de rios, riachos e ribeirões, todos de águas límpidas e transparentes.

A vegetação do cerrado ralo combina com areia, dunas, serras, vales, veredas e cachoeiras de águas azuis…

É aqui que o cerrado revela o seu lado surpreendente e o fascínio do lugar não deixa dúvidas: o ecossistema Jalapão é um extraordinário patrimônio natural e este trabalho contribui para desenvolvê-lo de modo sustentável.

A diversidade da vegetação é enorme e a fauna abriga espécies raras e ameaçadas de extinção. Visitar o parque é entrar em contato com uma natureza intocada.

Coordenação Geral: Heloisa Crocco/ Design de Produto: Fernando Maculan, Heloisa Crocco, Marcelo Rosenbaum, Thaís Márquez/ Vídeo: Thomas Sellins/ Consultoria em Design: Ada Gabriela, Hemly Barsch, Juliane Gosch/ Identidade Visual e Projeto Editorial-Gráfico: Marcelo Drummond/ Fotografia: Fábio Del Re/ Texto: Aline Brabo, Alessandra Bacelar (SEBRAE Tocantins)

*

O blog acompanhou de perto o Marcelo  no Jalapão:  tem o post sobre o convite da Heloísa, as primeiras impressões sobre o Jalapão, as artesãs, o andamento do trabalho e dia do encerramento da vivência.

*

12 Respostas para “coleção jalapa, o catálogo

  1. É isso aí, temos que valorizar oque é nosso!
    Parabéms pela iniciativa…
    Beijocass…

  2. Amei esse capim dourado com detalhes em preto! Eu so conhecia o capim dourado… ainda nao tinha visto com a cor preta! AMEI! Eu preciso de um desses objetos de arte na minha casa!………..

  3. Depois de saber da história e de como foi desenvolvido este artesanato, só pude confirmar que você veio para ser um divisor de águas. A arte pede passagem e você se faz o abre alas. parabéns! Pelo trabalho e pela dedicação

  4. Bom, o que posso dizer?

    Conheço de perto o trabalho dos artesãos da região do Jalapão porque lido com eles literalmente todos os dias e sei que ainda é deficiente essa questão de um melhor acabamento, o que interfere diretamente na qualidade. Esse trabalho que o Rosenbaun, juntamente com uma equipe de outros competentes profissionais da área do design, através do SEBRAE – TO realizaram pra essa gente sofrida, é só o reconhecimento de ações e pessoas que vêem isso com o coração, que sabem que uma iniciativa dessas pode sim, gerar ótimos frutos, além do reconhecimento de um trabalho tão bonito, rico, criativo e que é a base de muitas famílias dos povoados e municípios do Jalapão.

    Valorizar.

    Valorizem! Procurem obter peças diretamente das mãos dos artesãos do Tocantins! Abaixo os “atravessadores”, que compram peças (pedindo desconto) de pessoas que passam dias e noites, desde a colheita do capim até o produto final, para darem sustento às suas famílias, em busca de melhores condições de vida.

    Fica meu recado, parabéns Rosenbaun! Sou sua fã de coração! Um dia hei de vê-lo de perto, pelo menos! Adoro teu trabalho!

    Pessoa iluminada por Deus, porque sei que você é uma pessoa simples e sempre aberto a desafios. Estudo arquitetura e você me serve de inspiração pelo trabalho que você desenvolve junto de pessoas tão simples como você, exemplo disso são O Lar Doce Lar (que adoro) e esse projeto da Coleção Jalapa!

    Muitos abraços e sempre mais sucesso!!!

  5. pesas muito interesantes gostei a arte da imaginação e cultura

  6. é lindo! Este trabalho, o Brasil precisa conhecer melhor o seu povo e suas artes. Vocês precisa divulgar em redes populares. abraços

  7. Parabéns a toda a equipe pelo belo trabalho e torcendo para que ele fique na mão daqueles que merecem,evitando assim os atravessadores que acabam fazendo um trabalho escravo e o resultado, que é o dinheiro para a sobrevivencia,acaba não aparecendo como é necessário…daí surgem:miséria,doenças,tristezas e desânimo…Aquilo que se faz com Alma,com,arte,com prazer tem que ter retorno de uma vida saudável e feliz!!!E para isso o dinheiro se faz tão necessário,pois deve ser o resultado de um bom trabalho!

  8. olá gostei muio do trabalho essa divulgação do Norte é muito importante. Quero pedir, estou com um trabalho ciêntifico no Ifro onde estudo, e o trabalho não anda. Vamos fazer um labirinto de madeira com caibros e compensados porém não conseguimos essa madeira é ano eleitoral e ninguém ajuda, me ajuda. qual material pode substituir a madeira, vamos trabalhar com os sentidos.

  9. Olá,
    Eu gostaria de fotografar a mesa lateral para o guia de compras da revista Vida Simples da editora Abril. Como eu posso fazer? Com quem eu posso falar a respeito?
    OBrigado
    Mario

  10. Rosangela Garcia da Silva

    Adorei sua coleção e amei sua palestra no 6º Encontro Estadual de Micro e Pequenas Empresas em Belém, você valoriza o que é nosso e isso é muito bom, parabéns, que Deus te ilumine hoje e sempre.
    Abraços e beijos

  11. achei tudo muito mal feito

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s