biblioteca para todos

À convite de Sylvia Pariz, responsável pela OSCIP Instituto Actos, participamos do projeto BIBLIOTECA PARA TODOS. A ideia foi criar um modelo de biblioteca para ser reproduzido nas comunidades, atendendo às necessidades e expectativas de cada uma, em lugar agradável e com equipamento adequado, para a promoção de atividades culturais e acesso de todos.  

“O design da biblioteca é um convite para uma analogia da leitura de um bom livro à sombra de uma generosa árvore. A cobertura é a copa da árvore com amplas sombras, os galhos dessa árvore são os que sustentam essa grande sombra.
O que temos de mais abençoado sao as flores e frutos dessa generosa árvore. Os livros simbolizam as flores e frutos, histórias que remetem a cheiros, cores, sabores e fantasias que uma fruta do saber nos causa! Os livros (frutos) serão a vitrine da biblioteca, deu fome ou sede de leitura, é só caminhar até as estantes que percorrem a biblioteca e colher como se fosse um delicioso fruto de histórias!”
 
O sistema de ventilação possibilita a sensação de brisa debaixo da sombra da árvore por toda a biblioteca, com entrada de ar por todos os lados e  teto vazado.
Três tamanhos: 67m2, 99m2 e 139m2.
Sistema de captação e armazenamento de água da chuva.
No entorno:bosque, pomar e horta orgânica.
Caberá à comunidade disponibilizar um terreno dentro das especificações técnicas e com infraestrutura; escolher o nome da biblioteca dentro do mundo literário e responsabilizar-se por sua gestão.
*
BIBLIOTECA PARA TODOS é um projeto de gestão do Instituto Actos, arquitetura da Rosenbaum e construção da LAO Engenharia Sustentável.

6 Respostas para “biblioteca para todos

  1. Bélissimo projeto Rosenbaum😀
    Bem que a minha região poderia disponibilizar uma área para este projeto.

  2. muito legal a proposta. hoje nós postamos dicas sobre imóveis na planta. Literalmente!!

  3. Gostaria de saber em detalhe quais os documentos necessário para instalar este projeto em minha comunidade.

  4. Pingback: o poder da mudança através do social « rosenbaum®

  5. Estou pesquisando, para um trabalho acadêmico ligado à avaliação das políticas públicas de incentivo à leitura no Ceará, sobre estrutura física e de gestão das bibliotecas da capital e estado…uma coisa puxa à outra no mundo virtual…e olha onde vim parar! Que viagem! Adorei o projeto, porém o telhado lembrou-me uma enorme gaivota alçando o voo da imaginação que só uma boa leitura pode ‘nos’ alçar. Acrescentaria um sistema de uso de energia solar: pois ele brilha em abundância por aqui. Grande abraço aos projetistas!

  6. Pingback: Rosenbaum » WGSN

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s