aproveita que tem sol

Se por um lado tem a água da chuva, por outro tem a luz do sol, que também é um recurso natural que pode e deve ser bem aproveitado. E a gente aqui, aproveitando mais uma vez a reforma da casa do Marcelo, fez este post para contar do sistema de aquecimento solar que será instalado.

O sistema chama-se Aquecedor Solar Termodinâmico Solary. A recomendação que tivemos sobre esse modelo é de que tem alta capacidade de absorção de calor, em dias de sol, dias nublados, dias de chuva e mesmo durante a noite. O fabricante nos explicou que isso se dá, por causa do modo de circulação dos painéis solares, que diferentemente dos painéis tradicionais, é feita através de gás ecológico, o que acaba aumentando a eficiência na absorção de calor. Como a  conversa estava boa, a gente emendou mais umas perguntas…

Como é composto? O Aquecedor Solar Termodinâmico Solary é composto de um Reservatório Térmico, Sistema de Circulação de Gás Ecológico e Placas Solares de Alta Eficiência.

ilustra solary

Como funciona? A tecnologia é baseada no Princípio de Carnot, que é de refrigeração por compressão. O painel solar fabricado em alumínio é o componente que colocado no exterior assegura a captação de energia sobre:

– Radiação Solar direta e difusa

– Ar exterior por convecção natural

– O efeito do vento (quase sempre existente)

– Água da chuva.

 A diferença de temperatura provocada pelos agentes externos garante que o gás ecológico (em estado líquido) evapore no interior do painel solar. A ausência de vidro nos painéis permite uma maior eficiência de trocas térmicas por convecção. Após a passagem pelo painel, o gás continua sua circulação (feita pelo compressor) onde sua pressão e temperatura são elevadas, o calor é então transmitido para a água através de um permutador de calor. Depois é necessário que ocorra um estrangulamento, ou seja, reduzir a pressão e garantir que o gás retorne novamente ao seu estado líquido, completando assim o seu ciclo, podendo logo em seguida retornar aos painéis solares.

solary

De acordo com a Solary, esse sistema oferece uma economia de até 90% em relação ao chuveiros elétrico, aquecendo o mesmo volume de água. O que significa que o investimento para a implantação é recuperado num período entre 2 e 3 anos. Bem, assim como a cisterna para aproveitamento de água da chuva, mais uma conta que o resultado é à  favor do planeta.

15 Respostas para “aproveita que tem sol

  1. A ideia é interessante. Mas alguns conceitos parecem um tanto equivocados.

    Ao longo do dia, já que o painel é mais eficiente para captação da radição difusa (nem é bem isso, ele mais eficiente para transferir o calor ao fluido de tabalho) o vento batendo diretamente no painel é altamente indesejável. Ele age como resfriador da superfície do painel.

    À noite, se você tiver um vento em condições de oferecer calor ao sistema (pouco provável) isso, sim, pode acontecer.

    Outro conceito estranho é dizer que o sistema aquece à noite. Imaginando que temos água quente no depósito, onde haverá à noite uma fonte externa de calor suficientemente quente em relação a esta água que permita troca de calor, mesmo sob pressão mas sem saturação, com ganho para a a água???

    Pelo que pude apurar, é mais caro e mais sujeito a manutenção que os aquecedores solares convencionais, mas não cheguei a fazer contas do custo x benefício. Mas não parece ser asssim tão atrativo.

    Frederico Santos
    Engenheiro Mecânico

    • Olá, Frederico
      Encaminhamos o seu comentário para a Solarys e recebemos a seguinte resposta:

      “Boa noite!

      Verifiquei o post e o comentário do engenheiro.

      O post está perfeito, pois fala sobre o sistema sem entrar em detalhes
      técnicos. Ou seja, fala o que o consumidor final precisa saber, sem
      confundí-lo.

      Sobre o comentário do engenheiro, notamos que ele nao entendeu o conceito
      do sistema. São dados bastante técnicos para conseguirmos explicar o
      funcionamento do equipamento. O engenheiro nao entendeu que o sistema
      funciona com gás refrigerante, e por isso utiliza um sistema circulador
      (como o sistema de uma geladeira). O gás passa a temperaturas negativas
      pela placa e com isso consegue absorver todo o calor do ambiente, visto
      que está muito mais frio que o mesmo. Quando o gás vai para o boiler, ele
      é comprimido, neste momento, através de uma propriedade fisico quimica
      deste gás, na compressão ele se aquece a 35 graus célsius. Como ele
      absorveu o calor do ambiente na placa, esta temperatura vai para cerca de
      90 a 100 graus. Todo este calor é dispensado na água. A energia elétrica é
      utilizada apenas para a circulação do gás.

      Bom, acho que consegui explicar mais ou menos. Qualquer dúvida é só falar.

      Abraço.

      Waltemir Teixeira Júnior
      Engenheiro Mecânico
      Mestre em Conversão de Energia

      • Entendi, sim, como funciona o sistema. É uma bomba de calor. Sei que é possível ganhar temperatura nesta situação. Claro. Mas a questão é saber que COP o sistema teria nestas condições. Ao longo de um dia de sol o COP deve ser ótimo. Mas à noite, creio que não. Mas qual a real necessidade de ganhar calor à noite? Isso não pode ser feito só durante o dia com o COP alto?
        E a questão do vento na placa é real. É um ladrão de calor da mesma.

  2. é muito caro esse sistema queria dar de presente pra um casal que mora em um sitio sempre falta energia e seria ótimo agua quente pra banho….

  3. reaproveito essa página para questionar sobre o uso desses aquedores com tubos de pvc comuns e sem reservatório, conforme foi mostrado Caldeirão da família Melo.

  4. gostei muito do lar doce lar da familia melo e gostaria de saber como funciona e como adquirir o sistema de aquecimento solar de baixo custo.um abraço.

  5. Marco,
    o sistema da casa da família Melo é um Aquecedor Solar de Baixo Custo (ASBC), inventado pela Sociedade do Sol (www.sociedadedosol.org.br).

    Ele usa placas de PVC tipo rebaixamento de teto e tubos de PVC. O reservatório é uma caixa d’água comum.

    O custo realmente é baixo – R$ 40 cada coletor.

    Aliás, os coletores desta casa foram fabricados pelo Paulo da Silva, administrador de um casarão do movimento Circulistas em Santa Teresa / Rio de Janeiro, onde frequentemente há cursos como fabricar o ASBC.

  6. No sistema solar tradicional o problema é o sistema de apoio, resistencia de 5000 wts, quando não tem sol, ou durante a noite, que a agua aquecida é gasta, para repor esta agua quente tem que entrar o sistema de apoio. Isto durante o mês da um gasto violento

  7. Tadeu,

    até os fabricantes recomendam de desligar a resistência e ligá-la somente em dias de chuva.

    Porém, a solução mais econômica é usar um chuveiro elétrico – de preferência um que permite regular a temperatura (oito temperaturas ou controlador eletrônico de potência).

    Vantagem:
    Você aquece somente a água que precisa para tomar banho. O resto permanece fria dentro do reservatório esperando o sol sair.

  8. Senhores,
    observando a perguntas e análises, só posso recomendar que os colegas aprofundem-se um pouco nos dados presentes em nosso sitio (logo acima), para certificarem-se que o aquecedor solar popular existe e opera por sinal muito bem.

    Dentro do sitio existe uma página de “depoimentos” cuja leitura facilitará a compreensão e uso de nossa simples e econômica tecnologia solar.

    Saudações a todos, inclusive à equipe do Animador Huck que acreditou nesta hoje tão conhecida forma de aquecer água de banho usada pelas famílias mais humildes de todo o Brasil

  9. Eu queria muito saber se alguém já fez a opção por esse tipo de sistema de aquecimento e se ele realmente vale a pena para uma casa com 4 pessoas, aquecimento nos banheiros, na a.s., em uma banheira dupla e na cozinha…
    Ele é quase o dobro do preço do solar tradicional, só a instalação custa R$ 600,00 e não estou tão certo assim que não precisarei de um sistema auxiliar, como chuveiros elétricos prontos para serem usados se a água não estiver aquecida…
    Mais uma coisa, foi dito que há um sistema de aquecimento central, será que não é aí que o “bixo” vai pegar quanto ao consumo de kws?

    • Gabriel,

      se você tem telhado ensolarado, sempre vale a pena instalar aquecimento solar. É um investimento que se paga com certeza.
      Com qualquer sistema você precisará um aquecimento complementar para dias chuvosos.
      O que define os custos é o dimensionamento do sistema. Se você quiser ter uma banheira dupla quente todo dia, seu sistema solar será bem grande. Se calcular de usar a banheira uma vez por semana, então terá um sistema solar menor com mais uso de aquecimento complementar. O consumo de água quente na cozinha depende dos costumes – pode ser alto ou baixo.
      A afirmação que o ASBC seja o dobro do custo do tradicional veio de onde? Eu uso o ASBC há 7 anos, conheço os custos e sei que é muito mais barato que o tradicional, quando se compara sistemas com capacidade idêntica. Infelizmente, cada vendedor calcula a capacidade de forma diferente, dificultando a comparação entre as propostas.

  10. Olá, Rosenbaum. Gostaria de informações sobre as painéis solares, para a redução de energia elétrica, não somente para chuveiros mas para toda energia da casa.

  11. I’m really impressed with your writing abilities and also with the structure to your weblog. Is that this a paid topic or did you modify it your self? Anyway stay up the nice high quality writing, it’s uncommon to look a nice blog like this one these days..

  12. JOÃO CARLOS LOPES DO AMARAL

    Prezados,
    Eu tenho instalado na minha residência e gostei muito. Alguém pode me ajudar, gostaria de alguém que entenda desse sistema, ou uma asstência técnica para fazer manutenção no Rio de Janeiro. Preciso Urgente.
    Desde já agradeço a colaboração
    Att,
    João Amaral

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s