aproveita que tá chovendo

De toda a água encontrada no planeta, 97% é salgada e 3% é doce. Só que desses 3%, 75% são geleiras e lençóis de gelo,  13% são as chamadas águas profundas localizadas entre 2.500 e 12.500m e 11% são de águas subterrâneas. No final, o que temos disponível para consumo humano é de 1% dos 3% de água doce, o que significa 0,03% de toda a água encontrada no planeta. Uma conta trabalhosa de fazer, mas de fácil conclusão: o que vale é investir  em preservar e aproveitar os recursos naturais de nosso planeta, como a água da chuva.

Foi essa a conta que o Marcelo fez para decidir  pelo aproveitamento de água da chuva através do sistema de cisterna, na reforma que está fazendo em casa.   E como esse é um assunto que interessa muito aqui, disponibilizamos  o projeto da cisterna dele, como exemplo de um passo a passo de construção, com o apoio da Amanco (que tem todos os itens fundamentais para construir um sistema como esse e ainda presta assessoria sobre os projetos).

 Clicando em cima da imagem, você poderá ler a descrição detalhada de cada etapa:

chuvas

Claro que existem as peculiaridades de cada projeto, mas em linhas gerais tomando como base esse do Marcelo, dá pra dizer que:

 -você vai precisar de um telhado para ter o que se chama de superfície de captação e abrigar as duas caixas menores de 500 litros, uma para a água de chuva e a outra para água de rede pública

 -é o caminho representado por verde na ilustração: a água da chuva chega ao telhado, vai para a calha e é conduzida através de canos até o filtro de impurezas

 -aí já estamos no subsolo: do filtro passa para o reservatório maior, de 10 mil litros

 -no interior do reservatório tem uma bóia e um outro filtro que limpa a água mais um pouco

 -quando for necessário, a bomba de recalque que aparece à esquerda  faz subir a água do reservatório grande para o pequeno – a caixa d´água de 500 litros que está no telhado da casa

 -voltamos para o telhado: essa caixa distribui água da chuva já limpa que poderá ser usada preferencialmente para a descarga, irrigação do jardim e lavanderia.

*

Como falamos lá no começo, ter uma cisterna em casa sem dúvida é um investimento, mas olhando mais de perto dá pra entender que é um sistema simples e possível de ser feito. E é um investimento tão bom que traz retorno pra um planeta de gente.

*

Mais informações sobre os materiais no site da Amanco ou pelo telefone 0800 701 8770.

Anúncios

19 Respostas para “aproveita que tá chovendo

  1. Muito intressante este projeto!
    Vou tentar convencer o pessoal do prédio a fazer algo parecido.
    Tenho me preocupado com este problema já que moro em um prédio de 3 andares; Pensei num reservatório abaixo do solo, vi um na minha igreja, lá somos insentivados a armazenar alimentos, água e outros para um caso de necessidade.
    Obrigada por compartilhar essa idéia.
    Um abraço.

  2. PARABÉNS PELOS SEREVIÇOS QUE VOCE A SUA EQUIPE FAZEM, É UM TRABALHO MUITO BEM FEITO.

  3. Pingback: aproveita que tem sol « rosenbaum®

  4. Marcelo e equipe.
    Acho muito interessante o sistema de aproveitamento da água das chuvas.
    Entretanto quero tirar uma dúvida com vocês.
    No esquema acima, referente as águas cinzas, logoa acima do reservatório, a Bomba e a indicação da seta não estão viradas, ou seja, indicando para o lado oposto?
    A água cinza reaproveitada é bombeada para a torneira, mas no esquema a indicação diz o contrário.
    Vocês podem verificar por favor.
    Abraço a todos.

    • Olá, Everson
      Verificamos e na ilustração o sentido da seta está mesmo invertido, você tem razão, foi um engano. Obrigado por avisar. Um abraço, equipe Rosenbaum.

  5. Todos os materiais para confecção do sistema de captação de águas pluviais podem ser encontrados no site da Amanco? Dei uma olhada rápida mas não consegui localizar a cisterna e os filtros.
    Abraço e parabéns pela iniciativa.

    • José Eduardo,
      a cisterna que foi usada na captação da água de chuva é da Fortlev. É um produto revolucionário que faz o armazenamento subterrâneo sem precisar de alvenaria, basta nivelar a terra o colocá-la diretamente no solo. Mais informações acesse http://www.fortlev.com.br
      Parabéns, Marcelo pelo belo trabalho, iniciativas como estas para a captação de água pluvial nos faz a cada dia visualizar um futuro mais sustentável.

  6. Vi no programa da família Melo, que além do reaproveitamento da água havia aqucimento solar com tubos de pvc comuns e caixa d´água também comum, como funciona?

  7. Sem rasgação de seda à toa, o trabalho do Rosenbaun e sua equipe é comovente e maravilhoso.Isto sem falar em sua preocupação com a economia e o meio ambiente.Estou interessada em fazer um projeto de captação de águas das chuvas e adorei o esquema, mas e com relação a preços?Já tenho uma caixa de 500lts. Quanto gastaria em média, já que somos em quatro pessoas aqui em casa.
    Obrigada
    Kelly

  8. Muito bacana o sistema. Com certeza o investimento é de extrema importância para começarmos a caminhar em direção à um planeta sustentável. Parabéns ao Marcelo!
    Beijos

  9. Marcelo…achei muito inteligente e interessante, mas se retermos e reaporveitarmos como fica o solo?

  10. OI Marcelo,
    Amo as reformas que vocês fazem.
    Não tenho casa ainda mais estou providenciando um terreno.
    Gostaria muito que você fizesse planta de uma casa p/ mim. Você sabe aproveitar bem o espaço.

  11. rosenbaum continue assim muito criativo beleza pura contribuindo com o nosso planeta

  12. Marcelo, parabéns por mais este projeto, porém, a instalação do sistema de canalização da água da chuva, ainda é muito caro para a maioria dos brasileiros, deveríamos ter um incentivo para aquisição e instalação deste sistema, como também do solar

  13. Muito legal Marcelo, devemos realmente pensar com inovação de uma forma sustentável.
    Vejo este projeto de uma forma incompleto, pois:
    – economizamos o valor a ser pago pelo consumo de agua e reaproveitamos a agua das chuvas ideal e também a agua da lavanderia levando esta agua de volta para o solo através da irrigação e ate mesmo na limpeza de varandas;
    – mas encontra partida aumentamos o consumo de energia através das bombas;
    – proponho a inclusão de painéis para a captação de energia solar, alocando esta energia prioritariamente para o funcionamento das bombas e aquecimento da agua;
    Vejo que desta forma o projeto ficaria mais completo e ecologicamente correto, entendendo também que o custo aumentaria,sendo já um projeto audacioso mais com muitos benefícios já citados.
    Gostaria de entrar em discussão, para uma solução mais econômica que pode-se ser levada para a população de forma geral.

  14. GOSTARIA DE SABER O PORQUE A AGUA DA CHUVA NAO PODE SER USADA PARA A CASA TODA MEMO SE TIVER O FILTRO

  15. Acho que toda economia deve ser levada adiante, eu mesma em minha casa aproveito à agua da maquina para lavar a roupa, para lavar as calçadas. achei ótimo.

  16. almerino alves de souza

    ola sou pedreiro e construtor de obra civil gostaria de saber o material que foi usado na casa de dona raimunda na comunidade santa marta e se esse material e mais barato que o tradicional de construçao e se e resistente e eficiente se for eu gostaria de passar a usar eu quero mais enformaçoes se for possivel ok

  17. Como vai?Preciso fazer uma cobertura para casa e outra cobertura como varanda.Quais materias podem ser usados que não sejam tão caros e ao mesmo tempo seguros?Obrigada.gosto muito do seu trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s