vivência: capim dourado

“O trabalho é bacana. Não é fácil, mas é uma cachaça daquelas!” Esse foi o convite (já irrecusável!) da queridíssima Heloísa Crocco, coordenadora do Projeto Piracema, amiga, artista plástica e designer gaúcha cujo trabalho é  movido pelas riquezas do artesanato brasileiro, por suas  viagens pela Amazônia, pelo Piauí ou por uma pequena aldeia de cultura nativa da América do Sul.

A proposta é revitalizar o artesanato feito com capim dourado, que é aquela palha  bem característica do Jalapão (divisa entre os estados do Tocantins e da Bahia) – uma região de solo bem arenoso, onde a palha ocorre nas veredas, que são os vales mais úmidos.

capim dourado.jpg

Bem, o convite da Heloísa que instantaneamente foi aceito, é para participar do Projeto Piracema: Vivência, no Jalapão, junto aos artesãos que já trabalham com capim dourado. O  Piracema, que é uma parceria com o SEBRAE,  trabalha a aproximação entre o design e o artesanato, com programas que incluem aulas teóricas, práticas, experimentações criativas, visitas, estudos de diagnóstico e as vivências, que são essas imersões em comunidade de artesãos.

O Marcelo estará lá, a partir de quarta dia 8 até dia 18 de julho, durante todo o o workshop, com o propósito de criar 15 protótipos de produtos novos para o artesão, orientando para que ele possa dar continuidade a essa produção e gere mais trabalho e renda para o artesanato local. Vamos contando.

Essa é uma iniciativa do SEBRAE-TO pelo fortalecimento  e projeção do artesanato do Jalapão e seu incrível capim dourado nos mercados nacional e internacional, que com certeza já nasce pra brilhar.

10 Respostas para “vivência: capim dourado

  1. Muito boa esta sua iniciativa.Morava no Tocantins e por trabalhar para o Estado promovendo eventos e programas do Governo estadual, conheci praticamente todas as cidades, e o capim dourado é uma das únicas ou talvez a única forma de ajudar este estado a andar com as própias pernas.Me dava muita angustia de ver os artesões não tendo muito incentivo e nem acompanhamento, são pessoas que precisam de orientação direto.E que como se não bastasse, ladrões roubam o capim nas plantações, confeccionam peças sem muitas caracteristicas e fazem o preço bem a baixo do mercado atrapalhando quem planta e faz a arte do capim dourado de verdade. Com esta iniciativa sendo por você, com certeza o Brasil vai conhecer de verdade o capim dourado e os artesões serem bem cuidados como merecem.
    Parabéns.
    Abraços
    Sherol Vinhas
    Artesã – Arte com material reciclado.

  2. Eu estive lá acompanhando o trabalho desta equipe e posso dizer com propriedade que maravilhas estão surgindo com CAPIM DOURADO. Parabéns!

  3. Pingback: no jalapão tem aranha net « rosenbaum®

  4. Pingback: as mãos de ouro « rosenbaum®

  5. Pingback: enquanto isso, jalapão work in progress… « rosenbaum®

  6. Pingback: coleção jalapa « rosenbaum®

  7. Prezados Senhores,

    Navegando pela internet, deparei com esse maravilhoso trabalho feito apartir do Capim Dourado e, gostaria se possível, receber uma relação de prêços especiais, fotos e condições gerais para envio ao Rio de Janeiro e aos Estados Unidos. No aguardo de tão valiosa informação para futuros negócios,

    Cordiais Saudações,

    Everaldo Silva

  8. Lindo este projeto! Não há mais o que dizer. Quero muito participar destas descobertas tão ricas junto ao coletivo que se empenha nestes Projetos coordenados pela Heloísa, inclusive estou a disposição para ajudá-los no que mais for surgindo, se possível.
    Meu contato é 91274438. Já falei pessoalmente com a Heloísa e agora aproveito para falar à você, Marcelo, parabéns pelo projeto, pela iniciativa e coragem!! Contem comigo.
    Abraços.
    Patrícia Campos

  9. ola, estamos a procura do contato com ELOISA CROCCO
    SE PUDER NOS AJUDAR AGRADEMOS ja estive pessoalmente com ela e sua equipe participando de um projeto em mato grosso
    gostarias de repetir este projeto em outro municipio
    conto com vc
    abraços

  10. Pingback: A palha do Buriti e o Capim Dourado, um lindo casal!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s