ROSENBAUM RESPONDE – HORTA MANDALA

Várias  pessoas escreveram perguntando sobre a  horta em forma de mandala, que fizemos no Lar Doce Lar de Barretos. Então vamos lá, montamos esse  passo a passo detalhado para você  também fazer a sua:

como_fazer_mandala

 

MAIS MUDAS NO MESMO ESPAÇO  

Com a horta mandala (cultivo sinuoso) consegue-se plantar mais mudas do que fazendo o  plantio convencional (cultivo retilíneo). Uma horta convencional necessita de grandes extensões de áreas para a produção desejada, já que os canteiros são retos, compridos e sem diversidade alguma.

Já a horta mandala necessita de uma área menor, pois a produção é mais concentrada e diversificada, o que ajuda no controle natural de pragas e no acúmulo de nutrientes no solo, facilitando o trabalho de manutenção do sistema – ou seja, você terá um jardim equilibrado!

mais mudas

Importante:  gasta-se MENOS ÁGUA! 

A maior vantagem da horta mandala em relação aos canteiros convencionais é a economia de água, pois a irrigação circular acaba evitando o desperdício de água que ocorre nos canteiros retos.  menos agua

LEIA TAMBÉM OS FRUTOS DA HORTA MANDALA.

20 Respostas para “ROSENBAUM RESPONDE – HORTA MANDALA

  1. vc sempre com coisas que jamais pensariamos e que nos ajuda muito no dia a dia. lá na fazenda, as que temos são retas, acho que vou mudar.

    bjosss…

  2. Rosenbaum, adorei suas idéias no último LDL da família Paixão, mas o que mais me agradou foi a aplicação da Santa Ceia, é um adesivo? qual a técnica? onde consigo este adesivo?

  3. Olá Rosenbaum!Adorei esta idéia de cultivo de hortaliças no sistema Mandala, pois em uma pequena área é possível produção verduras e legumes para toda a família e quem sabe até mesmo para ajudar na renda familiar. Até logo.

  4. Oseias Soares dos Santos

    Marcelo meus parabens pela vossa ideia ao projetar uma horta mandala, pois foi neste dia em que estava assistindo, absorvi vosso projeto para dar continuidade em nossa busca de utilizar um espaço existente aqui na Sede de nosso Programa denominado Projeto Florir Toledo, onde atuamos com 40 adolescentes de baixa renda em nossa cidade de Toledo-PR, o espaço era de 485 metros quadrados, este era uma incognita como utulizar este espaço??, e foi vendo a materia que tivemos a ideia, hoje disponos de 4 mandalas e nos tornamos referncia neste modelos aqui em nossa cidade, alem do que apos esta iniciativa o foco de nosso trabalho se dinamizou ainda mais na area ambiental.
    Meus agradecimentos e se quizer que envio as fotos de nosso Projeto, é so contactar pelo email.

  5. Reduto/MG tem a base da sua economia no cultivo do café. Fora a época da colheita muitas familias ficam sem renda e chaga a faltar a limentos. A secretaria Municipal de Ação Social pretende iniciar um projeto de horta comunitária. Vi sua idéia de hortas mandala e fiquei encantada. Pretendo implantar o sistema aqui. Valeu as dicas…

  6. Gostaria de saber mais informações sobre qual a forma que o referido Projeto acima aplicou as ideias de Rosenbaum, e qual é o foco?? é ambiental? pois estamos a procura de nova visão sobre Programas com foco Ambiental que atendam adolescentes.
    Essa ideia foi demais depois de concluir minha residencia apliquei esta forma de horta!!

  7. Pingback: os frutos da horta mandala « rosenbaum®

  8. Gostaria de receber livros que me auxiliasse na construção de varios tamanhos de mandalas, pois tenho interesse de levar esse conhecimento para a comunidade carente que é assitida por um projeto no qual participo.

  9. Olá ! Gostaria de saber o que você ultilizou para dividir os canteiros da mandala ? Me de sujestoes do que posso ultilizar.
    Grato

  10. Achei bem interessante seu artigo, mas queria saber se a mandala tem que ser arrendondada?

  11. Maura Nubia Ribeiro

    gostaria de saber se e possivel revestir uma parede de azulejo com textura, tenho uma parade azulejada nao gostaria de remove-lo..vou transformar esse ambiente em uma sala de jantar, gostaria muito de sua opiniao, sou sua fa..agradeco sua atencao…obrigada

  12. ola ,gsotaria de sbe detalhes da fossa(permacultura) do progrma 24/07/2010
    obrigada
    wilma

  13. bom dia ! eu preciso de um projeto em slide explicando passo a passo o sistema mandala o que vai primeiro quais as plantas do ultimo circulo e com fotos explicativas !
    preciso com urgência se for possível !!!
    muito obrigado!!!

  14. Bom dia gostaria de saber aonde é possível encontrar as toras de eucalipto para cercar a mandala. Obrigada!

  15. olá, gostaria de ideias para fazer uma mandala com o maximo de redução de custa, é pra um projeto da escola,sabe…
    por favor me ajuda?!!!!!

  16. Exclente iniciativa do programa em apresentar formas alternativas de cultivo, e gostaria de obter algumas informações mais aprofundadas do assunto pois pretendo aplicar as mandalas em áreas de realojamento de Populações em Angola/África. Grato

  17. Não só acho linda a horta mandala como quero fazer uma, só que não sei se conseguirei pois não entendo nada sobre isso, tem alguém que possa me ajudar?

    obrigada,
    Elba

  18. Quais as culturas mais adequadas para implantação nesse tipo de horta?

  19. Salete Aparecida da Costa

    Boa tarde, estou montando minha horta mandala, e gostaria de saber se voce tem uma tabela da nescessidade de agua das veduras e legumes ,.
    Obrigada
    Salete

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s