boa ciranda para o dança vida

Para quem ainda não conhece, o Dança Vida é o grupo de dança dirigido pela psicóloga, dançarina e coreógrafa Paula Vital. Como se fosse pouco, o trabalho da Paula é muito maior. Há 15 anos atrás, ainda estudante, ela começou literalmente na rua: estacionava seu carro em comunidades carentes de Ribeirão Preto, colocava som na caixa e em meia hora estava rodeada de crianças acompanhando seus movimentos, improvisando coreografias. Ela fez da dança seu  instrumento de trabalho pela inclusão social. E de lá pra cá, é o que melhor tem feito por milhares de jovens que já foram beneficiados, entre tantos que se tornaram multiplicadoras do programa, e desde 2007 com o estabelecimento da Cia. Experimental Dança Vida.

Em 2006, fizemos o cenário do espetáculo Corpos de Luz que foi apresentado aqui em São Paulo, no Centro de Cultura Judaica, inspirado no livro A Terra de Mil Povos de Kaká Werá, com trilha composta por Naná Vasconcelos. Foi mesmo show! Estávamos diante de um trabalho profissional em todos os aspectos, principalmente pelos bailarinos livres, leves e soltos do estigma de jovens de risco social. A verdadeira inclusão já havia cumprido seu papel e virado esta página em suas vidas.

corpos03

corpos06

Continuamos mais amigos e apoiadores do Dança Vida. Em 2007, doamos todos os móveis que criamos para a Casa Cor para a companhia, imaginando que a renda da venda pudesse ser revertida e desse um impulso importante especialmente no projeto de construção da sede própria. Organizamos um leilão e não tivemos grande sucesso.

Semana passada, o Marcelo foi a Ribeirão assitir ao novo espetáculo e tivemos mais uma tentativa fracassada de angariar fundos através da venda dos móveis. Só que a ciranda virou à nosso favor: não vendemos os móveis, ficou evidente que seria muito mais eficaz divulgar a Cia. em Ribeirão mesmo, e por contatos feitos lá, no  próprio dia da venda frustrada dos móveis, o núcleo de Ribeirão Preto da Associação Brasileira dos Decoradores  junto com a Inês Aquino (proprietária da Loja Design Brasil) propuseram criar um projeto para a sede, a ser apresentado para a Secretaria Municipal de Cultura de Ribeirão Preto que já demonstrou a intenção de  instalar num  prédio tombado da cidade. Final feliz: os móveis cumpriram sua função e com certeza o lugar deles será decorando a nova sede!

4p

5

(… por causa do Corpos de Luz, conhecemos o Kaká Werá, que tonou-se amigo e parceiro de trabalho, que fez o Dalva e Dito com a gente e que está no projeto da nova loja da Micasa…., mas isso já são outras cirandas das cirandas!…)
Anúncios

6 Respostas para “boa ciranda para o dança vida

  1. Em primeiro lugar parabens pelo trabalho desenvolvido!

    Sempre acompanho seu blog, matérias e etc etc pois logo mais começo a decorar meu apto, eis que busco minhas inspirações.

    Forte abraço

    ps – vc tem twitter?

    Fabiano Silva

  2. que luxo… e quanta arte!!

  3. Parabéns Paula pelo belíssimo trabalho através do Dança Vida, não conhecia e adorei tudo que li. Que os móveis sejam tão úteis como belos já que, visualmente trazem energia boa! Abs, Denise

  4. Que legal!
    Tomara que o projeto tenha continuidade e proporcione as crianças melhores perspectivas de futuro através da arte..
    Bela iniciativa, belo trabalho!

    Bjo
    Angélica – Barretos/SP.

  5. Eliane Marques Pouso de S.

    Vão no Dança Vida qualquer dia de semana, pra ver o que é de verdade.É um lugar sem limpesa, sem bebedor, com 10 ou 12 meninos e meninas que vão lá pra ganhar 600 reais no fim do mes e a Paula só lembra deles nas apresentações que são tudo super bonitas, pra iludir as pessoas que dão dinheiro pra isso. Ela não atende nenhuma criança, só esses meninos, venha conhecer, não no dia do pauco, ni dia a dia. Venha ver o que é.

  6. Olá a todos, quero agradecer as palavras gentis e positivas de incentivo, pois são muito importantes para nós que nos colocamos a serviço da luz, a serviço de lapidar a beleza humana escondida atrás da inconsciência e de comportamentos viciosos e limitantes. Para quem quiser saber realmente sobre o nosso trabalho. Temos muitos registros documentais que comprovam a nossa atuação desde 1995.
    É verdade que passamos por muitos momentos de dificuldades, tendo que interromper por muitas vezes alguma ação, até conseguir novos recursos para a realização dos projetos.
    E é uma pena que um trabalho de 16 anos seja julgado em seus momentos de extrema fragilidade.
    Uma atitude sábia para ser uma melhor pessoa na vida, é se informar sobre a verdade de uma situação e se colocar disponível para ajudar no que for possível para construir uma realidade melhor.
    Se ainda não arregaçou as mangas, aconselho a experimentar, pois ajudar o próximo faz bem à saúde, libera endorfina, o hormônio do prazer. Ao contrário da crítica e do julgamento que nada de bom proporciona.
    Se houvesse mais respeito pela luta de quem quer melhorar o mundo e mais solidariedade, talvez não precisássemos mais passar por crises.
    Por esta razão convido a Sra Eliane Marques Pouso que venha convviver conosco por alguns dias, que venha nos conhecer de verdade e que venha nos ajudar se tiver melhores propostas, serão bem vindas.
    Muita luz e paz a todos!
    Grande abraço,
    Paula Vital Reis/ Corrdenadora do Projeto Dança Vida

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s