abrigos em blumenau, coloridos(!)

De acordo com a Defesa Civil da Cidade de Blumenau, a catástrofe ocorrida em novembro de 2008 deixou 25 mil pessoas desalojadas que abrigaram-se em casas de parentes ou vizinhos e 5.209 pessoas que perderam suas casas e, em muitos casos, até os terrenos. Hoje a cidade conta com 6 abrigos temporários, um montado numa escola desativada e os outros cinco em galpões industriais alugados. Nesses galpões foram criados módulos de 5 X 5m, em madeira, e cada família pode ocupar 1, 2 ou 3 módulos de acordo com o número de pessoas. A cozinha, área de serviço e banheiros são comunitários. Em alguns chegam a  morar  até 100 famílias. No total, hoje são 359 famílias, em torno de  1.600 pessoas.

abrigo_familia

abrigo_corredor

abrigo_cozinha2

abrigo_lavanderia

abrigo_roupa_secando

O Marcelo esteve em Blumenau na primeira semana após o acontecido e desde então estamos empenhados em mobilizar parcerias pela causa. A sensação que fica, pra gente e mesmo para as  próprias vítimas, é que a desgraça é tanta que só resta arregaçar as mangas e trabalhar para reconstruir não só as moradias, mas a autoestima dessas milhares de pessoas.

A boa notícia é que está fechada a parceria com a Suvinil – nossa parceira de outros projetos. Além de doar as tintas para a pintura de todos os abrigos, a empresa oferecerá um curso de capacitação de pintores, com aulas técnicas e práticas, para que os próprios moradores possam pintar os abrigos e ganhem qualificação profissional para seguir trabalhando.

No dia 8 de maio, foi feita uma visita aos abrigos, acompanhada pelo grupo de assistentes sociais envolvidos, pessoal da Suvinil e o Marcelo, para avaliação das áreas que serão pintadas. O processo de triagem para a oficina de capacitação está em andamento. Os futuros novos pintores serão credenciados nas lojas que vendem Suvinil e poderão ser indicados como profissionais para novos trabalhos. A entrega dos certificados será feita pelo Marcelo, num encontro de confraternização entre as comunidades dos abrigos. E no dia seguinte, ele fará um workshop com os pintores formados, para que juntos planejem a pintura, escolham as cores e criem a paleta das Novas Cores de Blumenau.

abrigo_grupo_sacada

A nossa ideia é, além da benfeitoria na estrutura, trazer alegria, mais dignidade, mais conforto e identidade para estas pessoas que ainda não têm sequer previsão de saída dos abrigos. Hoje a casa delas é lá. Vamos contando…

Fotos: Patricia Schwanke

Anúncios

11 Respostas para “abrigos em blumenau, coloridos(!)

  1. nossa, parabéns, vcs merecem tudo de bom que a vida posso oferecer.
    sou muito fã de marcelo e agora ainda mais.

    bjosss…

  2. bonita iniciativa.
    a uniao deve ser a forca para curar as mazelas do Brasil.

    parabens .

    abracos.

  3. Oi Marcelo, conheço um pouco do seu trabalho, mas esse lado social seu é novidade pra mim, porém deixo aqui meu abraço e meu carinho por você ser realemnte um ser “humano” na essencia. Vc comenta que a desgraça é tanta que só resta arregaçar as mangas e trabalhar. Que bonito isso, que mais arquitetos e designers tenham esse insight e comecem a transformar de verdade a vida as pessoas, pois a Arquitetura também pode ser de todos e para todos.
    Abração e parabéns pela coragem e que tenha sempre muito sucesso, porque o que se faz de coração, bate e volta em bençãos.
    sucesso.

  4. Mais uma vez, venho aqui me encher de orgulho em saber que a equipe de vocês consegue fazer do trabalho de um arquiteto, um trabalho versatil e inteligente….
    Parabens mais uma vez!!!!

  5. Parabéns pelo trabalho realizado, achei a idéia muito bacana de dar trabalho a pessoas que realmente estão precisando que parceiros legais que blumenau ganhou isso é que precisa em nosso país Parcerias.

    Marcelo, vc é uma pessoa maravilhosa. Parabéns

  6. Fátima Michalach

    Olá … eu sou moradora de Blumenau. Gostaria de agradecer a iniciativa. Minha casa não chegou a ser comprometida pela catástrofe, mas tivemos alguns momentos de muita aflição.

    Com certeza o problema destas centenas de famílias não forma resolvidos, mas ajuda a tirar o trauma destas pessoas, e deixar elas acreditaram em um mundo melhor. Fico muito feliz, você além de ser um ótimo profissional é uma excelente pessoa.

    Obrigada,

  7. Alexandre Dorneles

    Estive em Blumenau faz uns 20 dias!
    Vejo que a reconstrução das casas esta demorando muito. Foram feitas inúmeras campanhas p/ arrecadar fundos, o Brasil inteiro ajudou e até países do exterior.
    Cadê o retorno de tudo isso??? Já se passaram 7 meses e até agora nada!
    Genial essa atitude, Marcelo!!!
    Mas os prefeitos, governadores, ministros e o presidente devem tomar atitudes mais enérgicas e eficazes, em respeito as pessoas que perderam tudo!!! Da mesma forma que TVs e Jornais fizeram mutirão p/ cubrir a tragédia, devem fazer p/ cobrar agilidade e qualidade no uso dinheiro doado p/ a reconstrução da vida dessas famílias!!!
    Que muitas outras empresas copiem esse exemplo não só aqui em Santa Catarina! Parabéns!!!

  8. Patricia Schwanke

    Marcelo, fiquei muito feliz em saber que minhas fotos estão colaborando de alguma forma para a divulgação de um trabalho tão especial quanto este que vc, Suvinil e demias parceiros estão desenvolvendo aqui em Blumenau.
    Parabéns pela ATITUDE e precisando de mais imagens, só avisar que será um prazer!

    Um abraço de Blumenau

    Patricia Schwanke

  9. parabéns pelo pensamento humanitário

  10. Marcelo, moro em Blumenau e fico feliz por você tbem estar se envolvendo com a ajuda aos desabrigados, tudo aqui foi muito triste , sou dec0radora de interiores e me coloco a disposição pra te ajudar nessa empreitada, conseguir faze rum multirão com pintores que conheço e tudo mais

  11. Pingback: as novas cores de blumenau « rosenbaum®

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s