proposta para blumenau, sc

O desejo de sair da urbanização tradicional e criar a possibilidade de um centro de convívio com todas as técnicas sustentáveis, neste momento de fragilidade da cidade de Blumenau, será a oportunidade renovadora de criar o novo bairro: células sustentáveis.

 

O novo desenho urbano terá dimensões controladas, infra‐estrutura de mínimo impacto ambiental, grandes cinturões verdes repletos de árvores frutíferas, zonas agrícolas em meio às casas, drenagem natural da superfície, orientação solar, uma rede de caminhos para pedestres e ciclovias interligadas na rede da cidade.

 

A idéia é proporcionar um conjunto de princípios e tecnologias sustentáveis com maior conservação de energia, coleta seletiva de lixo, aproveitamento da compostagem para hortas e pomares, reaproveitamento da água da chuva através dos canais de infiltração, gestão de resíduos sólidos, produção de alimentos no local e o principal: criar o bem-estar entre as pessoas.

 

Assim, o planejamento do novo bairro deverá ser feito fora das áreas atingidas pelos desmoronamentos, respeitando a geografia e topografia locais, que deverão ser elaborados em conjunto com o planejamento das residências e outros usos, como comércio e empresas de pequeno porte.

 

As residências são imaginadas como núcleos das células sustentáveis, que constituem o emprego de materiais sustentáveis, a adoção de princípios bioclimáticos, o tratamento de eflentes água cinza e negra com plantas, a habitabilidade adequada, a autoconstrução por meio de tecnologias apropriadas, os espaços para atividades geradoras de renda, as possibilidades para futuras ampliações e o remanejamento de espaços.

 

Desenvolveremos a edificação-tipo para ser implantada em conjunto com a infra‐estrutura do bairro, cuja meta é oferecer uma casa que resgate a dignidade do ser humano: que seja funcional, confortável, com avanços significativos de sustentabilidade, de baixo custo e bonita.

A construção sustentável deve reproduzir as características originais do meio ambiente natural que são:

Planejamento sustentável da obra

Aproveitamento passivo dos recursos naturais

Eficiência energética

Gestão dos resíduos na edificação

Qualidade do ar e do ambiente interior

Conforto térmico‐acústico

Uso racional de materiais

Uso de produtos e tecnologias ambientalmente amigáveis

 

 

Conceito e projeto de Marcelo Rosenbaum e Henrique Pinheiro 

 blumenau-01

 

 

blumenau-02

blumenau-04

blumenau-06

imagens de  Marcelo Rosenbaum  – dezembro/2008

Anúncios

14 Respostas para “proposta para blumenau, sc

  1. Nossa!! O seu projeto é fantástico,seria realmente maravilhoso se ele se torna-se realidade.Já enviou seu projeto para as autoridades responsáveis pela reconstrução ?Acho que seria muito bom divulgar suas idéias na tevê.

    Um grande abraço

  2. Olá Marcelo Rosenbaum e equipe,
    Gostaria de mostrar meu interesse em participar voluntariamente desta reconstrução em Sta. Catarina. Sou arquiteta e se precisarem de uma equipe maior pra dar uma força nos projetos, se quiserem, podem contar comigo.
    Acompanho o trabalho de vocês desde 2003 e admiro muito! Um abraço!

  3. Olá!!!
    Lindo esse projeto, que Deus abençoe muito vcs!!!
    Vamos reconstruir não só uma cidade, mas tbm sonhos e famílias!!!
    bjos
    =)

  4. Simplesmente fantástica tua idéia. Ecologicamente correta, economicamente viável e confortavelmente digna para as pessoas que, neste momento, precisam de todo tipo de amparo, e uma idéia como essas será o amanhecer tão esperado para essas pessoas. PARABÉNS MARCELO. Sucesso sempre.

  5. Sei que vai ficar tudo marailhoso. Seu conceito de arquitetura sustentável é primoroso. Parabéns.

  6. Olá!

    O projeto é lindo, enquanto lia, vinha a minha mente a imagem de uma nova cidade. Torço para que seu projeto seja realizado. Gostaria de sugerir, construções bem coloridas, como as casas do Lar Doce Lar, para trazer alegria aos moradores e visitantes.

    Deus os abençoe,
    Sol.

    P.S: a casa edição lar doce lar, me emociono com a mudança que o senhor e sua equipe proporcionam na vida das pessoas – como na família carvalhal e a família cruz. é inspirador!!!

  7. Ola Marcelo, sou seu fã desde que conheci os seus trabalhos no lar doce lar. Como imagino, vai aplicar todo esse conhecimento e bom gosto nesse projeto que espero se torne realidade mesmo.Se tivessemos mais pessoas com seu “tato” em nossas cidades tenho certeza que viveriamos em nucleos de paraisos e não em locais absurdos como temos hoje…..
    Abração de um admirador de suas obras de arte pra se viver….Vinni….São Bernardo do campo..
    Parabens!!!!!!!!

  8. Olá, Marcelo.

    Sou moradora da bela Blumenau. Adorei seu projeto, suas idéias são fantásticas!
    Lhe pergunto, esse projeto já fora divulgado aos responsáveis aqui na cidade? Já fora enviado uma cópia do mesmo ao prefeito João Paulo?
    Por favor, contem comigo para o que se fizer necessário. Quero ajudar a fazer esse projeto, virar realidade!
    Nossa cidade já sofreu demais e continua sofrendo, pois ainda há muita água no solo. Porém vamos unir forças e reerguer, fazendo ainda mais bela a nossa querida cidade.

    Muito obrigada, pela atenção dedicada ao nosso estado.

    Parabéns, sucesso e contem comigo!!

    Maristela

  9. Marcelo,
    sou Designer de produtos, acho ótima a sua ídéia, inclusive, recentemente iniciamos uma reforma na casa do meus pais em Blumenau, e deixamos a casa pronta para receber um sistema de aquecimento solar, que meu pai vai produzir, pois temos uma grande área de telhado disponível, o aquecimento servirá para a casa e para a empresa que fica ao lado.
    Temos um terreno bem legal e como minha mãe chama o “Morro da Vovó Célia”, temos um estudo para reaproveitarmos e direcionarmos melhor as águas da casa, para não minar mais o barranco que caiu com as chuvas recentes.
    Minha irmã é biologa, com isso o projeto para 2009 é o término da reforma transformando o “morro” mais ecológicamente possível, com reaproveitamentos de energias, ferro velhos de eletrodomésticos(meu pai é refrigerista).

    Caso precise de ajuda somos todos voluntários é sempre bom aprender coisas novas.
    Att Tatiana

  10. Pingback: habitabilidade.net » Blog Archive » Proposta para Blumenau - SC

  11. Olá Marcelo,quero te parabenizar por este projeto maravilhoso. Sou moradora de Blumenau, e fui atingida.Estou a dispisição para ajuda-lo no que for necessário.
    Abraço

  12. Oi Marcelo!
    realmente muito bom esse projeto..parabéns!
    Morro nesse prédio ( 1º foto ) você consegue imaginar como é triste acordar todos os dias e ter essa visão, triste também é rever os vídeos e as fotos ((foi ao ar no Jornal Nacional. Ana Maria,Fantástico) gravei e fotografei toda essa catástrofe no momento exato em que tudo aconteceu, fiz videos e fotos do antes do durante e do depois do soterramento e desabamentos dessas casas, simplesmente inacreditavel o que vi e senti .É triste se sentir inútil diante de tanta dor .
    Mandei um email pra vc no dia dessa catástrofe , mas não obtive resposta.
    Um grande abraço
    Sônia Becker

  13. olá marcelo, seu projeto p a cidade é formidavel,espero que seja aproveitado na reconstruçao.um abraço p você e p o luciano, adoro vocês!

  14. Olá Marcelo, sou moradora de Blumenau, sou estudante de Design de interiores, sou sua fã, adoro seu trabalho. Esse projeto é maravilhoso, só mesmo estando aqui sentindo tudo o que aconteceu na pele , pra ter esperanças de um novo recomeço, precisamos recomeçar. Seu projeto tem que estar aos olhos de autoridades, estou oferecendo-me como voluntária para qualquer trabalho. Parabéns para toda sua equipe e obrigada de coração pela idéia. um grande abraço.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s