janete costa

ex-votos-janete-costa

Homenagem a Janete Costa

Uma das maiores emoções para mim foi conhecer a Janete Costa, que antes de ser arquiteta, ou entusiasta do artesanato brasileiro, trabalhou para inclusão do artesão como a maior expressão da brasilidade.

É com emoção que me despeço dela que posso chamar de mestra, porque seu trabalho me ensina um modo de olhar o Brasil a partir do brasileiro.

Seu trabalho prova que o designer é um humanista que deve trabalhar pela conservação da identidade do nosso país.

A foto acima é de parte da coleção de ex-votos da Janete que hoje faz parte da nossa vida aqui no escritório.

 

“Eu quero reunir pessoas jovens, para que eles possam dar continuidade. Eu quero muito reunir pessoas, levar para o interior e formar comunidades que façam esse trabalho.

Em Pernambuco e no Ceará eu já consegui. Muita gente que compreendeu essa atitude que é profissional e ao mesmo tempo social, e ao mesmo tempo humano, e ao mesmo tempo bonito e verdadeiro.

E elas compreenderam que o trabalho delas não deve nem se encerrar nem começar com elas, mas que todas as pessoas devem fazer.”

Trecho da Entrevista de Janete Costa para A CASA, em 08/08/2008

 

 

6 Respostas para “janete costa

  1. O Estudio Manus compartilha da admiração por Jeanete Costa.

    Abraços,

    Caio

  2. Olá Marcelo..

    Assisti sua palestra na terça-feira passada na fabrica da Todeschini…
    Eu já era seu fã antes de conhecê-lo pessoalmente, agora então, nem se fale.
    Gostei muito de conhecer um pouco mais do seu trabalho e principalmente como voce valoriza a nossa arte brasileira!

    Um forte abraço e parabéns pela sua simplicidade e humildade, continue assim…

  3. Bela homenagem. A janete merece!

  4. Tive a oprotunidade de conhecer o trabalho da Janete aqui em Pernambuco, e é muito gratificante para nós tê-la ao nosso lado sempre!

    Homenagem muito mais que merecida!

    Bjos

  5. marcelo, puxa, sou eu leo, fotografo aqui do rio. eu tava no google catando algo da minha tia, e achei o link janete/rosenbaum… voce ja havia comentado do blog, admito que estou conhecendo agora; e deste jeito, com esta mensagem carinhosa, pertinente como provam as trajetorias de voces (janete/marcelo), fico feliz e muito orgulhoso. convivo com muitos arquitetos e afirmo, voce me traz animo e motiva porque “tem um texto”. passei a te admirar muito, voltei a acreditar no rumo deste setor voltado para uma realidade brasileira (sem ufanismo, apenas prática) e que “tendencia” e “feira de milão” são belos adornos para medalhões (clássicos e contemporaneos) ostentarem pura falta de conteudo.

    gosto do jeito como fala, te acho inteligente pa ca…

    claro que vou meter um link aqui da “dra Ranete”, é o 5o de uma “ópera” que fiz há uma semana.

    muito carinho

    leo

  6. Pingback: Borsoi (1924-2009), meu Mestre | Gate04.com

Deixe um comentário

