ROSENBAUM RESPONDE – VENTILAÇÃO CRUZADA

Olá Rosenbaum admiro muito seu trabalho e gostaria de contar com uma brilhante solução que você e sua equipe utilizaram na casa da família Ferreira no Ceará. Moro em Salvador e tenho um problema parecido com o encontrado para a circulação de ar e ventilação. Fico no terceiro andar e venta bastante aqui, mas não tem entradas de ar, pois no projeto inicial da casa foram colocadas as janelas e seteiras do lado oposto ao da direção do vento. Como posso obter maiores detalhes da solução encontrada para a casa da família Ferreira, como material, medidas, etc? Continue com esse trabalho fantástico, que enche os nossos olhos e coração. Um abração 

 

ROSENBAUM RESPONDE

 

Olá Jessé, foram muitas as perguntas como a sua feitas nestes dias, então resolvi colocar diversas dicas sobre a ventilação cruzada nesta postagem, para ajudar todos que nos escreveram. Para facilitar na hora de construir ou reformar seu lar.

Uma solução para seu problema é a torre de ventilação, como usamos na familia Ferreira. Para ilustrar o funcionamento da torre de ventilação, veja as imagens e o texto retirado do livro: Manual do Arquiteto Descaço; uma outra boa dica de leitura para construir e reformar.

Chamam-se “torres de vento” os captadores mais altos, construídos com materiais mais duráveis. As torres de vento são adequadas para as casas de tijolos ou blocos. Sua forma e função são as mesmas do captador de esteios com lona. A torre funciona também quando não há brisa, porque a temperatura dentro da torre é diferente da temperatura externa, e o ar quente da casa sempre circula. O desenho abaixo mostra num corte da casa, o movimento do arlivro1-imagem2 

Com o vento entrando por um lado da torre e saindo pelo outro, o ar quente dos quartos é sugado até a torre, fazendo com que o ar fresco entre pelas janelas. No inverno, fechamos as aberturas entre a torre e os cômodos.

O desenho abaixo mostra o corte de uma casa com torre, e como construí-la. O teto e as partes cruzadas são de tijolos, e as laterais são de tijolos vazados.

 

livro1-imagem

 

A circulação de ar fresco é regulada através das portas entre a torre e os cômodos e das janelas das paredes externas. As paredes cruzadas começam acima das portas ou da abertura do piso mais elevado. Colocamos uma viga cruzada de concreto ou de madeira grossa, onde começam as paredes cruzadas. As paredes abertas aparecem na parte alta da torre. testamos os tamanhos dos vãos, que podem ser grandes para começar. Com a prática podemos diminuí-los, de acordo com a brisa, as casas vizinhas e a quantidade de poeira no ar.

Posição da torre: A torre pode ficar em qualquer parte do teto. Além disso, pode-se construir sobre casas já feitas. Às vezes, as torres são externas, e têm uma ligação subterrânea com a casa.

 Ventilação: Além de deixar entrar uma luz suave, a janela serve para ventilar o ambiente. Por isto, uma janela que funciona bem cumpre os seguintes requisitos:”

 

livro1-imagem3

BIBLIOGRAFIA: manual do arquiteto descalço. autor: johan van legen ed. empório do livro

About these ads

29 Respostas para “ROSENBAUM RESPONDE – VENTILAÇÃO CRUZADA

  1. kelly guariento marques

    Rosembaum, a solucao das torres de vento para melhoria da ventilacao foi otima, utilize mais ideias que otimizem a qualidade do nosso espaco construido nste clima tropical, com solucoes simples e accessiveis !!!e isso ai, arquitetura sustentavel e eficiencia energetica para o bem das familias e do planeta!!!

    parabens pelo belisimo trabalho

    feliz 2009 com mais lares e vidas felizes!!!

  2. OLÁ ROSENBAUM, SOU MAIS UM FÃ DO PROGRAMA LAR DOCE LAR E POR TABELA, DE VOCÊ. GOSTARIA DE SABER COMO PODEMOS TER ACESSO A SOLUÇÃO QUE VC UTILIZOU NA ULTIMA REFORMA DESTE ANO, UMA ILUMINAÇÃO NATURAL PARA AMBIENTES INTERNOS, QUEM VÊ PENSA QUE É UMA LUMINÁRIA, MAS É O REFLEXO DO SOL. ACHEI FANTÁSTICA SOLUÇÃO. PARABÉNS PELO TRABALHO E ANO QUE VEM CONTINUAREI ASSISTINDO SUAS “IDÉIAS E SOLUÇÕES CRIATIVAS”.
    SAÚDE EM 2009, VC MERECE.
    UM ABRAÇO,
    RENATO VIEIRA.

  3. Prezado Rosembaum;
    tecnica muito usada nos Emirados Arabes, a chamada “Torre dos ventos”
    las ascasas são constuidas com estas tecnicas e ue sempre quiz saber isso ase aqui no Brasil tinha, agora vejo no seu blog parabeéns!!
    Tbm gostaria de algumas sugestões suas para minha casa , se possivel, pois tenho 2 filhos e a casa e com 2 quartos somente
    Não preciso falar que e um transtorno conciliar filhos no mesmo quarto
    Abração

  4. Marcelo parabens so queria lhe dizer que adoro seu trabalho nao perco um programa sabado qua está o LAR DOCE LAR eu e meu filho um jovem apenas de 22 anos que está encatinhando na arquitetura quero que ele seja tao bom quanto vc quem dera um dia vc está na nossa cidade e ele ver as suas dicas na arquitetura eu gostaria de ver um quarto com desing japones que é a paixao dele nao é para nos fazer apenas para admirar obrigada

  5. Puxa, que aula. Vou salvar o conteúdo e tentar estudar para entender melhor. estou reformando e um dos quartos e a sala sofrem incidência de sol a tarde inteira, resultando num forninho… Moro em Mato Grosso do Sul, então já viu que o sol é de lascar. Obrigada.
    Rosenbaum, vem aqui, vem, rsrsrss.. Abraço

  6. maria do socorro mendonça

    tudo que vc faz é maravilhoso

  7. Hola, Marcelo como estas, soy Santiago de México, espero te encuentres muy bien tu, tu familia y tu equipo de trabajo. Te deseo una Feliz Navidad y un Próspero Año Nuevo 2009, te escribo para decirte que te escribí a tu correo para felicitarte por tu magnífico trabajo, he visto tus últimos proyectos y son muy buenos, ademas de felicitarte por tu labor social todo lo que haces para tu gente, habla muy bien de tí, te deseo lo mejor, te mando un abrazo y espero vernos pronto. Cuidate y suerte.

  8. Todos seus trabalhos e suas idéias são muito boas e preciosas, felicidades e continue demonstrandosua grande competência durante o ano de 2009 e nos anos que estão por vir.

  9. Marcelo, sua criatividade é fascinante, sou sua fã incondicional, fico maravilhada com seu trabalho e não perco o lar doce lar por nada no mundo. Adoraria um dia construir uma casa no sítio projetada por você (sonhar não é proibido, né). Grande abraço e feliz 2009.

  10. Deixa primeiro eu te perguntar uma coisa: Você existe? Cara, tudo que você faz é perfeito! Cada coisa que vejo fico de boca aberta! Sou geógrafa, mas sempre depois que vejo o resultado dos seus trabalhos, fico querendo me tornar arquiteta (mesmo sem saber desenhar nada!)
    Parabéns querido!

  11. Selma de Oliveira Ventura

    Caríssimo Marcelo, sou nada para comentar seu trabalho. Assisto o programa e fico realmente sem palavras, quizera ter o mínimo de seu talento.
    Mandei uma carta para o programa, tenho muitos problemas neste momento e não sei por onde começar.
    Sem palavras , um beijo grande, voce é um artista.

  12. ROSENBAUM GOSTO MUITO DE VC E SEU TRABALHO!
    EU TENHO UM TERREONO MUITO PEQUENO E QUERO CONSTRUIR DE DOIS ANDARES MASI É DIFICIL ACHAR PLANTA LEGAL E MODELO DE FRENTE VC PODERIA ME MANDAR UMAS IDEIAS BRIGADÃO……….

  13. Oi tudo bem,admiro muito seu trabalho,meu sonho é ser Desgin de interiores,mas o curso é muito caro para mim,mas mesmo assim sonho que um dia possa fazer parte da sua equipe adoro quase todas suas decorações .Espero que um dia muito próximo o Luciano abra um espaço no programa voltado para pessoas que desejam se realizar profissionalmente.Um abraço fique com Deus!

  14. Suzidarley Rodrigues

    Você é abençoado pelos anjos

  15. Edson Dalmo de Oliveira

    Bom Dia Rosenbaum:
    LUZ

    Assisto com frequencia o Caldeirão, em um dos programas foi utilizado por voce uma luminária onde se utiliza o sol, por favor onde posso encontrar tal equipamento?Onde moro, aqui em Joinville, a cozinha da casa é muito escura, e tenho a necessidade de uma iluminação mais natural, portanto o motivo de minha solicitação.
    Admiro seu trabalho é limpo e de muito bom gôsto.Agradeço esta oportunidade e te desejo muita Paz e Saúde.

    Harmonia,Equilíbrio,Amor Incondicional
    Edson Dalmo.

  16. Italo Gomes de Matos

    OLA Marcelo
    Sou Italo Gomes e meus pais se encontraram com você na Tok&stok este domingo dia 18/01, plena falta de sorte minha pois estou cursando arquitetura em São Paulo e seria bacana trocar uma idéia com você. Sempre quando vejo seus projetos fico curioso com as cores que você usa e como você dispõe os cômodos nas reformas, porque tudo fica limpo e espaçoso sem agredir o local onde a residência está inserida, que a maior parte das vezes são áreas onde existem casas de pessoas de baixa renda. Se você não achar inconveniente trocarmos e-mail seria bacana você me dar algumas dicas, sou muito curioso e quero criar um estilo próprio quando me formar!
    brigadão, fique em paz!Sucesso!

  17. Olá, admiro muito seu trablho, realmente vc é abençoado por Deus.Suas ideias, seus projetos, os tons de cores tudo combina e quando não combinada acho diferente e acho que não combina comigo, mais combina com o dono da casa. A seu pudesse é o dinheiro desse……..minha sala é enorme penso em dividi-la em dois ambientes…mais não tenho nem 0,01% dos seus neurônios,rsrsrsrsr tem alguma solução que eu possa ver em alguns deos seus projetos já feitos. Sua vitrine para mim é o lar doce lar, vc é ótimo…..a idéia da geladeira já copiei, ficou maravilhosa, meu marinho cortou em corte eletronico e nos aplicamos num final de semana com as crianças, foi super divertido além de ter ficado nova.
    Beijos e aguardo uma ideia sua.

  18. Oi Rosembaum,so estou passando pra te falar adoro seu trabalho!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!vc e d+.Beijos!

  19. Olá querido e grande arquiteto, Rosembaum. Me chamo Ana leide , moro em goiania goiás, e estou terminando o meu curso de designer de interior. Futuramente uma nova designer na praça. Eu queria muito, que vc com sua experiência na sua carreira, podesse me dá uns toques bem bacanas para quem está começando. pois sei que no começo vc sai engatinhado, e tenho certeza que tenho muito a aprender. Mais te confesso que eu amo essa profissaõ, e quero com a ajuda de Deus, e o meu conhecimento e humildade, fazer um trabalho bem feito. tudo de melhor para você no seu trabalho, na vida pessoal. Bjsssss.

  20. Juliana Savenhago Dias

    Olá Rosenbaum,admiro muito seu trabalhoe sou sua fã,tanto que no final deste ano,prestarei vestibular para o curso de Arquitetura e Urbanismo.Sou estudante de Design de Interiores e estou elaborando meu trabalho de conclusão de curso.O trata-se sobre área de lazer,porém,estou com algumas dificuldades pois é uma reforma especifica,e não encontro informação suficientes sobre ventilação e iluminação.Se você tiver alguma indicação de livro,site ou algo que possa me ajudar,serei eternamente grata.
    Seu trabalho é incrivel e espero,um dia,conseguir elaborar projetos funcionais e bacanas,como os seus.
    Sucesso sempre,beijos

  21. Rosenbaum, vi seus comentários sobre ventilação cruzada. Lá na Austrália, ouvi falar que fazem casas subterrâneas no deserto que se mantém frescas com ventilação natural. Como isso pode ser feito?

  22. Seria possível reproduzir o que eles fazem na Austrália aqui no Brasil para ver se funciona?

  23. É possível aquecer em vez de manter fresca uma casa usando ventilação natural?

  24. Estou confusa quanto à ventilação cruzada. Sistema de torre é só para casa de mais de um andar? Casa térrea o melhor é as janelas com brise em cima e em baixo ou pode-se adaptar aberturas para não precisar trocar as janelas?Tou pensando em comprar o livro Arquiteto descalço, será que ajuda nas dúvidas nesses quesitos: iluminação natural e conforto térmico .Indica sites ou profissionais (com preços em conta) que possam ajudar ?

  25. Caro e respeitável arquiteto MARCELO ROSENBAUM, sou engº civil e fui solicitado a contribuir em projetos na área de educação, a exemplo de adaptações de salas para laboratórios diversos a níveis secundário e superior, adaptações de SALAS DE RECURSUS MULTIFUNCIONAIS (p/portadores de necessidades especiais). Preciso bastante de sua orientação. Estou tentando a “ventilação cruzada”, usando elementos vazados distribuidos em paredes, diametralmente opostas, num total de 20% do piso, todos êles acima de 1,50m. Certo da sua colaboração com a melhoria ambiental nos edifícios da EDUCAÇÃO em Sergipe, antecipadamente agradeço suas valiosas sugestões ou orientações.
    Cordialmente, Rildo Velôso, 71.

  26. olá Marcelo eu comprei uma casa e lá tem um quarto subterrânio e não tem
    tem ventilação e dai eu te pergunto o que devo fazer para obter ventilação deste comodo?
    me ajude não sei o que fazer com esse comodo , pois não posso abrir nem
    portas nem janelas.odoro seu trabalho

  27. Gostaria q vc me ajudasse a diminuir a temperatura dentro da ninha casa ela é muito quente, moro no litoral do Paraná a temperatura aqui chega aos 40 graus e dentro da minha casa a sensação é de 50.Obrigada.Um abraço.

  28. ola admiro muito seu trabalho com os paticipantes do lar doce lar quero reformar minha coziha mas não tenho nehuma ideia de espaco a minha coziha é pequena e sem vetilação queria dentro do meu espaço um ambiente confortavel e agradavel sera que um dia você virá reformar minha casa é meu sonho! mas fico feliz a cada familia que é realizada deus te abeçoe minha é ——330×230

  29. http://bemtevi.riseup.net/~agroecologia/Manual_do_arquiteto_descalco.pdf Manual do Arquiteto descalso – Para verem a importancia da ventilação em suas residencias.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s